sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ALMOFADAS, COMO LIMPÁ-LAS?


 Dicas!



Suaves, macias, confortáveis, coloridas, lisas, com desenhos, com ou sem textura, as almofadas possuem diversas utilidades. Podendo ser encontradas em vários tamanhos e formatos, não precisa de muito para renovar o seu ambiente, basta trocá-las de lugar e até mesmo de fronha, que automaticamente o seu ambiente se renovará e ficará com cara de novo. Aprenda a escolher as almofadas deixando seu ambiente exclusivo e muito charmoso.

Para uma decoração moderna, escolha sempre almofadas com números impares, ou seja, de preferência 3 ou 5 almofadas. Visualmente, as almofadas maiores ficam bem mais bonitas na decoração do que várias almofadas pequenas. Os formatos das almofadas devem ser o típico quadrado ou retângulo, que são as mais utilizadas, prevalecendo às almofadas de algodão ou linho.

Para uma decoração mais clássica, nesse caso exige uma certa formalidade na escolha das almofadas, optando sempre por números pares. Os modelos de almofadas mais utilizados na decoração clássica são aquelas com fronhas com estampas florais, xadrez, listrados e com desenhos de monogramas, porém não devem ser utilizadas todas ao mesmo tempo. Procure brincar com a combinação de cores e texturas, por exemplo, misturando uma almofada de seda com outra de veludo. Poderá fazer uma mistura com os formatos de almofadas também, como umas quadradas e outras redondas, por exemplo.

Para você que tem um estilo mais eclético, a escolha das almofadas devem se basear nesse mesmo padrão. As almofadas devem ser grandes e expostas e m números impares, como duas na ponta de um sofá e uma na outra ponta, por exemplo. Assim conseguirá deixar o ambiente mais descontraído. O estilo eclético é caracterizado pela diversidade e excentricidade, onde, visualmente, nada combina. Portanto, no caso das almofadas, misture-as com texturas e padrões diferentes.

No verão, a dica é optar por fronhas em tons mais claros e tecidos mais fresquinhos, até mesmo para combinar com a estação mais quente. Já durante o inverno, prefira as fronhas em tons escuros e com tecidos mais aconchegantes. Outra dica muito bacana é evitar combinar as cores das almofadas com a cor da cama, sofá e cadeira, por exemplo. Opte sempre por almofadas com cores complementares a que estejam presentes no restante da decoração do ambiente. Por exemplo, em uma sala de estar laranja, opte por almofadas em tons de bege, castanho ou chocolate.

Em um ambiente decorado com uma paleta de cores neutras e sóbrias, não preciosa mais do que algumas almofadas coloridas ou estampas para deixar o ambiente com um visual totalmente renovado. Assim, como um ambiente colorido, as almofadas neutras são as melhores opções para não deixar a sala muito carregada.

Como limpar as almofadas? 

A limpeza das almofadas também é um fator muito importante. Afinal, ela acumula bastante poeira, assim como o sofá da sua sala. Portanto, passe um aspirador de pó com freqüência nas almofadas e procure lava-las de 15 em 15 dias. Recomenda-se lavar somente a capa das almofadas, já que o enchimento da maioria delas é feito com fibras de silicone. Está fibra é antialérgica e tem durabilidade maior que as almofadas de flocos de espuma.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

LISTRAS!

Mudaram meus paradigmas. Listras verticais criam a ilusão de ótica de um corpo mais volumoso - ao contrário do que sempre acreditei.

Segundo o The Times, para chegar a esta conclusão, os cientistas utilizaram 200 pares de fotos de mulheres vestidas com peças de listras verticais e horizontais. Então, pediram que um grupo de voluntários indicasse a imagem da mulher em cada par que eles considerassem mais magra. Para surpresa de todos, as mulheres quando vestidas com roupas de listras horizontais foram descritas como mais magras. Baby, eu adoro listras, e agora que estão liberadas as horizontais, que venha o guarda-roupa de marinheiro.

Ainda no assunto listras, de tanto quebrar a cabeça pra escolher a cor da parede da sala, quero deixá-las brancas mesmo. E pintar o teto da copa. De listrado. Listras são lindas, são pop e são op. Mas agora tenho que partir para a operação Convencer Marido.


Foto escaneada do meu álbum.

Há uns anos fui a uma exposição, na Escócia, de um artista chamado Jim Lambie. Ele cobriu o chão de um edifício antigo, de paredes brancas, com fita adesiva colorida. Técnica simples, ficou lindo, e depois o Lambie acabou sendo premiado com o Turner pelo seu trabalho.

Eu, que de prêmio só quero o prazer de morar numa casa bacana, lembrei do Lambie depois de ver o chão o Olle. Mas ao invés do chão, pra não cansar e para não exagerar, quero o teto. Enquanto não convenço marido, vou pesquisando padrões de listras.



E se, no final, eu não ganhar a queda de braço pelo teto listrado, quero levar como prêmio de consolação pelo menos os rodapés, que podem até ser de uma cor única, mas viva.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

ALMOFADAS!!! MUITAS E COLORIDAS ...



Quem não gosta de modificar aquele ambiente esquecido em casa? Todo mundo, certeza. As almofadas são acessórios indispensáveis, quando o assunto é dar uma nova cara para o espaço. Nós amamos muita cor e estampa!
- Se você tem alguma aptidão pro bordado, nem precisa ser muita não, pode fazer um desenho simples, moderno, à lápis no tecido e bordar com ponto de contorno. Outra opção é desenhar com caneta tipo Acrilpen, para tecido, que não sai na lavagem, à venda em armarinhos.

- Tire proveito das estampas. O tecido tem uma flor grande? Recorte-a e a alinhave sobre um outro tecido liso ou com estampa menor. Não precisa ser perfeito, o aplique alinhavado é bem bacana quando feito com carinho.

- Use e abuse de fitas e retalhos, faça geometrias, misture cores, use fitinhas do Senhor do Bonfim.
- Tire proveito das estampas II. Misture padronagens, faça um patchwork que forma um desenho ou um patchwork mais simples.

- Use botões, fitas, feltro. Vá a um armarinho e veja pelo que se apaixona. Ou mexa nas costuras de alguém da família, faça cara de cachorro pidão e diga que sua vida não pode continuar sem aquela passamanaria.- Se tiver mais tempo e vontade, faça toys simples, como o Juanito, e aplique na almofada.

MEDIDA
Em geral, 1 metro de tecido dá pra 4 almofadas.
Se você souber de endereços na sua cidade, divide com a gente?

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

COLOR BLOCK

Moda pra vestir, e moda para decorar andam cada vez mais juntas. Bem, quase juntas. Aqui na decoração, a moda da passarela costuma chegar um pouquinho depois. Esse é o caso do color-block*


color blocking na decoração - tendência colorida - casa cheia de cores - móveis coloridos

O color blocking é o uso de blocos de cor, assim lisos, e sem estampas. Vale tudo: roxo, laranja, amarelo, pink... só não vale abusar. O estilo funciona legal se as cores forem lisas e complementares, mas também funciona com cores análogas.


color blocking na decoração - blocos de cor na casa - casa cheia de cores - móveis coloridos
*Color block, color blocks ou color blocking, qual é o certo? No sentido do post, todos. Color block é bloco de cor. Color blocking é a ação de usar color blocks (ou blocos de cor).
As cores vibrantes fazem a vez dos acessórios e ocupam o ambiente. O resultado da combinação com a madeira é muito harmônico.

color blocking na decoração - tendência colorida - casa cheia de cores - móveis coloridos

Se o espaço for pequeno, um par de pontos de cor é o suficiente. Do contrário, pode dar a impressão de ser ainda menor. Mas se estiver esbanjando espaço no cômodo, está liberado colocar mais peças de cores diferentes e contrastantes - inclusive na parede. ;-)


color blocking na decoração - tendência colorida - casa cheia de cores - móveis coloridos

A ideia traz energia e juventude ao ambiente, mas cuidado. Para não errar a mão, primeiro você pode fazer um teste com objetos pequenos, que podem ser trocados facilmente de posição. A escolha de peças maiores, como sofás, poltronas e tapetes grandes, requerem cautela e planejamento.

Mas pensando na questão da moda de vestir vindo para a moda de viver, lembro que a definição mais comum de moda é ‘tendência de consumo’. E é muito pobre quando, uma pessoa ao se vestir, se preocupa apenas com a tendência de consumo. Quando me visto, busco uma harmonia (nem sempre alcanço, né?), na decoração, a mesma coisa.


color blocking na decoração - sem estampas - casa cheia de cores - móveis coloridos


Então fica a dica: amor pela decoração em color blocks? Seria harmônico com o seu estilo de vida? Adota!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ROXO...

Roxo na decoração? Utilize a seu favor!

Quando falamos em cores para decoração, logo pensamos nas mais usuais e claras, como branco ou bege. Mas, para quem gosta de ousar em cores vivas, uma que é maravilhosa para a decoração é o roxo. Por vir da mistura do azul com o vermelho, cores fortes, pode causar certo desconforto aos olhos de alguns. Porém, para deixar a casa esplêndida com essa cor, basta investir nas combinações corretas. Para isso, nós vamos ajudar você!
Além de ser uma cor por si só que chama atenção, também tem pontos ligados ao misticismo: traz concentração, tranquilidade, sossego e calma. É muito indicado, nos tons mais claros, para ambientes de meditação e estímulo da espiritualidade, porque transforma as energias negativas em positivas.

Tem efeito purificador e é ótimo para a saúde, acalma o coração e a mente. Nas casas ou apartamentos, deve evitá-lo em quantidade excessiva, pois aí terá seu efeito reverso, podendo trazer depressão e ansiedade.
Já ouviu dizer que  menos é mais? por isso, abuse da cor roxa em alguns detalhes, não em todos!  Assim, podemos eleger um móvel ou parede ou até outro elemento decorativo, tapete, por exemplo, para adotar o roxo e mesclar esse detalhe com cores claras e neutras (ou até fortes que harmonizem com o roxo) no resto do ambiente. Lembre-se de que são os detalhes que causam a sutileza da beleza.

O roxo, por ser uma cor forte e quente, tende a combinar com outra cor da mesma família, pois dá contraste e destaca mais. Mas lembre-se de não exagerar, ainda mais se sua casa é de cor clara, pois cores fortes dão a impressão de que o cômodo é menor do que realmente é.
Geralmente cores fortes e vibrantes casam melhor em salas de estar, cozinha ou lounge. Dormitórios são locais que normalmente pedem cores mais suaves, mas também há decorações lindas para quartos com essa cor!

Tem dúvidas de como casar cores fortes com o roxo? Aí vão algumas dicas:

Roxo com verde

Resulta em um ambiente calmo, com propriedades relaxantes, combinação perfeita para salas íntimas, banheiros e quartos.

Roxo com amarelo
Cria uma combinação bem alegre e viva.

Roxo com o laranja
Combina cores quentes e frias e favorece o destaque de alguns elementos da decoração.
Roxo com azul

Combinação perfeita para espaços pequenos e discretos. Utilizar um azul mais claro vai ajudar na preservação do contraste entre as duas cores e ainda vai destacar o roxo.

Roxo com vermelho
Paleta que pode variar entre o delicado e feminino até o sensual e romântico.

Roxo com branco

O branco suaviza o tom forte e imponente do roxo, além de dar um ar de sofisticação,  profundidade e ampliação ao ambiente.

O roxo significa prosperidade e luxo, é uma cor bastante visada, que chama muita atenção. Como deve ser usada com muito cuidado para não pesar demais, será também uma ótima combinação com o branco, para quem tem medo de ousar demais e acabar “errando na dose”. No que o roxo pesar, o branco vai harmonizar e deixar tudo em perfeito equilíbrio, diminuindo consideravelmente as chances de exagero.

.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

DICAS PRECIOSAS!

Como Decorar Salas Pequenas

Com Art Maison

decoração salas pequenas
Cada vez mais morar em casas espaçosas ou apartamentos grandes é uma raridade. Por muitos fatores, hoje grande parte das pessoas mora em apartamentos cada vez menores.

É claro que ter um lar espaçoso é mais do que desejado, porém nem tudo está perdido. Sua casa, embora pequena, pode se tornar um cantinho muito confortável e receptível.

A sala é um dos ambientes mais importantes da casa, sendo o local onde recebemos as visitas, fazemos as refeições e descansamos. 

Para alguns é o lugar mais frequentado da casa, onde se acaba passando a maior parte do tempo. Logo, merece um cuidado especial. Separamos algumas dicas para vocês.
decorar apartamentos almofadas
1. Aproveite a Luz natural – A luz natural é uma grande aliada,  ela é capaz de ampliar e dar mais vida  ao ambiente. Por isso procure sempre deixar a luz do sol entrar. Se possível não utilize cortinas, ou priorize as mais claras e translúcidas

2. Opte por tons claros e suaves – Dê preferência à cor azul que ajuda a “expandir”  o local e à cor amarela que, assim como o verde, potencializa a luz natural. Procure manter uma decoração monocromática  com variações sutis de uma cor (pelo menos nas paredes e pisos. Almofadas e quadros, por exemplo, podem ser de cores mais ousadas), isso evita uma poluição visual e torna o ambiente mais clean.

3. Decore com espelhos e vidro – Os objetos transparentes e translúcidos servem para amplificar a luz e com isso o espaço visual do seu apartamento. Mesas de vidro e cadeiras em acrílico são muito modernas e práticas. Espelhos também ajudam nessa tarefa, ainda mais quando pendurados na horizontal.

4. Aposte nas prateleiras e armários embutidos – Eles ajudam a  liberar a passagem e poupam o uso de mais móveis. Utilize os espaços da parede e os debaixo do sofá para livros e outros objetos. Aproveite também os corredores para instalar prateleiras, eles são uma parte da casa quase sempre esquecisa. . Já que TVs grande são cada vez mais quase que inevitáveis, prefira as de LCD ou Plasma que podem ser  fixadas na parede. Portas de correr são também uma ótima pedida.

5. Escolha bem os móveis – Prefira os maiores aos pequenos que, em grande quantidade,  interferem mais visualmente e espacialmente no ambiente. Opte pelos móveis “inteligentes” como sofás-camas  e camas com gaveteiros embaixo. Móveis retráteis também são excelentes. Evite mesas de centro e invista nas mesas laterais e que possam, eventualmente, servir de mesa central. Mantenha sempre as passagens e corredores livres. Colocar móveis e objetos que compliquem o fluxo dentro do ambiente irá apertar ainda mais o seu apartamento. E é claro: use somente o necessário. Objetos sem muito uso podem ir para doação. A sua casa agradece.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ALMOFADAS, AMAMOS!

As Peças Chave da Próxima Estação

Se você gosta de manter sua casa na moda e quer seguir as tendências do inverno 2014, aproveite, pois as cores da estação mais fria do ano já começam a aparecer.

A paleta está repleta de tons vibrantes. A dica é apostar no vermelho, verde esmeralda, azul cobalto e no preto.

ambiente-decorado-almofadas

Um jeito prático de mudar o estilo da sua decoração, sem precisar pintar as paredes e mudar todos os móveis, é investir em almofadas. Existem as mais variadas formas, modelos, tecidos e estampas para escolher. Separamos algumas dicas especiais para você não se enrolar e acertar na mudança:

Mistura de cores e estampas

Caso queira um ambiente moderno pode misturar as cores e as estampas. Mas vale lembrar que é preciso escolher uma cor predominante, que deve estar presente em todos os objetos. Dessa forma seu décor não ficará sobrecarregado e ainda assim moderno e despojado.

almofada-decoracao-sp-tramado-passion-
almofada-sp-seda-esmeralda

O tecido ideal

O linho deixa o ambiente casual e familiar. Já a lã deixa a impressão de um local luxuoso, por ser mais trabalhada e delicada. Se quiser glamour, invista na seda, o brilho do tecido junto com as cores transforma totalmente qualquer cômodo.


Quantidade de almofadas

 O estilo clássico pede um número par de peças, pois fica simétrico e transmite a formalidade que essa decoração pede. Para os mais ousados, um número ímpar de almofadas espalhadas pelo cômodo, inclusive no chão, é a solução.

Agora basta escolher qual modelo e a cor de almofada e mudar sua decoração para a nova estação. Seguindo nossas dicas fica fácil manter sua casa na moda. O importante é ter sempre em mente que a harmonia e a criatividade são peças chaves para qualquer decoração dar certo.

sala-almofadas-decorada

terça-feira, 5 de agosto de 2014

CORES PEGANDO FOGO!

Decorando a Casa com Vermelho

O Vermelho é uma cor que impressiona. É quase impossível entrar em um local que esteja decorado com ele e passar desapercebido. O Rubro realça e aviva os ambientes, energizando-os. Justamente por isso ele tem que ser usado com cautela. Se soubermos aplicá-lo, torna-se elegante e impactante. Seu uso é uma ato de ousadia e ao mesmo tempo um desafio, e o seu resultado pode ser surpreendente.

Sem dúvidas o vermelho é uma cor forte, possível de se perceber a distância. Não é fácil ter paredes em casa que avivem o local  sem que nos cansemos. Olhar para elas por muito tempo pode ser desgastante. Por isso é recomendável que se aplique a cor nos detalhes da arquitetura e na mobília, em pequenas doses. Procure começar aos poucos, fazendo as mudanças e sentindo o resultado.

Se o intuito é pintar uma parede, uma atitude mais ousada, namore um pouco a idéia e tente antes a cor em almofadas, carpetes, luminárias ou até em papel de parede. Vasos e outros objetos decorativos também são uma boa pedida.

Segundo o  Feng Shui, o vermelho é muito relacionado ao sucesso e  a ambição, importantes no campo profissional, por isso é indicada para escritórios e home-offices.
Nos quartos, procure usar com cuidado e aplicá-la mais em detalhes.

Ao contrário da cor branca, que é capaz de dar uma sensação de amplidão ao ambiente, pintar uma parede de um quarto pequeno de vermelho pode dar a sensação inversa. Prefira tons mais intensos em áreas de menor frequência como o banheiro. Para os locais mais frequentados e menos amplos opte por tons mais suaves, que cansam menos.
No banheiro, cai bem nos azulejos ou nas pastilhas, e quando combinado com o branco.

O vermelho é muita ousadia ? Opte pelas suas variações como o bordô ou o vinho, que são cores menos vibrantes e mais aconchegantes.
Combinações:
Vermelho + Branco = Alegre
Vermelho + Acrílico = Moderno e Jovem
Vermelho + Preto = Elegante e Clássico
O importante mesmo é se sentir bem com a decoração de casa e não ter medo de arriscar!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CASA COR CEARÁ!

Mudança de Endereço

Mostra apresentará as principais tendências adotadas por arquitetos, decoradores e paisagistas

Postado 04/08/2014 | 10:28

A Casa Cor Ceará está de mudança. Deixará o casarão da Aldeota, onde foi realizada em 2013, para ser montada num imóvel na Av. Barão de Studart, no bairro Meireles.

A 16ª edição da mostra acontecerá entre 30 de outubro a 9 de dezembro.

Os profissionais participantes — arquitetos, decoradores, designers de interiores, engenheiros e paisagistas — já estão finalizando os projetos que serão executados este ano.

Em breve divulgaremos novas informações do show de decoração

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A Temporada de feiras chegou!!!

E a Calderón Decor estará presente na Craft Design...

Registro da última edição da Abup Show, em São Paulo (Foto: Divulgação)
Foi dada a largada para a temporada de lançamentos de móveis, itens de decoração, utensílios de cozinha, cama, mesa e banho. O mês de agosto ficará mais agitado com a chegada de algumas das mais importantes feiras de decoração nacionais: Abup Show, Craft Design, House & Gift Fair, Paralela Gift e Polo Design Show. Em grande parte delas a entrada é apenas para profissionais do setor, mas Casa e Jardim irá acompanhar cada detalhe dos eventos e você poderá conferir tudo em nossa cobertura completa.
Paralela (Foto: Divulgação/Mariana Chama)

Com 110 expositores em cinco dias de feira, a 29ª Abup Show apresentará lançamentos com grande enfoque em utensílios criativos e inusitados. Vista Alegre, Estilo A, Utilità, Home Collection, ZZ Banana e St. James são algumas marcas que estarão presentes. Já a 25ª Craft Design terá, além de tendências do setor, a exposição “Promenade – Um passeio pelo design holandês” e palestras como a “Interior View PANTONE 2015”, desenvolvida pela Pantone, empresa americana conhecida pelo sistema de cores muito utilizado na indústria gráfica.

Na 49ª House & Gift Fair, seis salões e dois espaços especializados irão reunir mais de 1300 empresas expositoras, entre fabricantes, importadores e distribuidores. Há 13 anos no mercado, a Paralela Gift chega a sua 26ª edição trazendo marcas como Regina Misk, Rebecca Corradi & Francisco Lorusso e o retorno de Studio Heloísa Galvão. Os destaques ficam por conta de itens produzidos artesanalmente e pelo uso de novos materiais. A 4ª Polo Design Show exibe mais de 45 ambientes assinados, palestras, exposições e apresentações. Durante a última semana de feira, acontece a Polo Sale, onde as peças expostas nos ambientes serão vendidas com até 70% de desconto. Confira a programação abaixo:
Algumas novidades que serão apresentadas nas feiras (Foto: Divulgação)

29ª Abup Show
Local: Centro de Eventos Pro Magno - Avenida Professora Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo, SP
Data: 13 a 17 de  agosto
Horário:  das 10 às 19 horas, exceto dia 17 de agosto, das 10 às 17 horas
Entrada: gratuita e exclusiva para lojistas e profissionais do setor
www.abup.com.br

25ª Craft Design
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo, SP
Data: 14 a 17 de agosto
Horário:  das 10h às 20h, exceto dia 17, das 10h às 19h
Entrada: gratuita e exclusiva para lojistas e profissionais do setor
www.craftdesign.com.br

49ª House & Gift Fair
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP
Data: 16 a 19 de agosto
Horário: das 9h às 19h
Entrada: gratuita e exclusiva para lojistas e profissionais do setor
www.grafitefeiras.com.br

26ª Paralela Gift
Local: Casa Petra
Avenida Aratãs, 1010, Moema, São Paulo, SP
Data: 12 a 15 de agosto
Horário: das 10h às 19h
Entrada: gratuita e exclusiva para lojistas e profissionais do setor
www.paralelagift.com.br

4ª Polo Design Show
Local: Pavilhão Vera Cruz
Avenida Lucas Nogueira Garcez, 856, São Bernardo do Campo, SP
Data: de 5 de agosto a 14 de setembro
Horário: das 12h até as 21h
Entrada: R$ 30 de sexta a domingo, incluindo feriados. R$ 20 de terça a quinta-feira, exceto feriados. Crianças até 12 anos não pagam. Meia-entrada válida para idosos e estudantes mediante apresentação de documento comprobatório.
www.polodesignshow.com.br